Nunca é tarde para viver uma vida mais saudável!

Os nossos hábitos alimentares são construídos e reconstruídos ao longo de nossa vida. Todos os dias temos a chance de aprender algo novo e incorporar na nossa rotina culinária, seja qual for a fase da nossa vida.

Se você, como eu, está sempre à procura de novos conhecimentos para tornar sua vida e sua alimentação ainda mais saudável, continue lendo este artigo.


Hábitos alimentares na infância


Os hábitos alimentares que adquirimos na infância podem nos acompanhar até a vida adulta.

Os costumes e práticas relacionados à alimentação que observamos dentro de casa desde que somos pequenos nos acompanham para vida toda. Podemos melhorar, adequar, reposicionar, mas de alguma forma essas heranças sempre estarão presentes.

Por isso, eu sempre falo sobre a importância de trabalharmos a alimentação balanceada com nossas crianças para termos adultos mais saudáveis e com melhor qualidade de vida. Lembre-se que tudo aquilo que você faz e consome na frente do seu filho será absorvido por ele de alguma maneira.

Então, a melhor forma de incentivarmos a alimentação saudável em casa é pelo exemplo!


Como começar o ano com uma alimentação melhor


O ano recém começou e já está cheio de oportunidades para você adotar hábitos saudáveis.

Se você, como grande parte da população, colocou na sua lista de desejos para 2021 ter uma alimentação melhor, este texto pode te ajudar. Aqui estão algumas ações nutricionais práticas que você pode tomar para começar o ano com o pé direito. Confira:

  • Preste atenção na quantidade e na qualidade dos alimentos que consome;
  • Monitore o seu peso e faça um diário alimentar;
  • Planeje e organize suas compras;
  • Cozinhe sempre que possível e congele;
  • Tenha uma vida mais ativa.

 

Abaixo você ainda confere outras dicas para incorporar na sua cozinha.

9 passos para uma alimentação adequada e saudável

Você conhece o Guia Alimentar para a População Brasileira?

Em sua segunda edição, este guia produzido pelo Ministério da Saúde apresenta as principais diretrizes alimentares oficiais para a nossa população. Lê-se no documento:

“A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico.”

Além disso, uma dieta balanceada é uma das ferramentas mais eficazes de prevenir ou tratar o sobrepeso. Pensando nisso, eu trouxe 9 passos citados no Guia Alimentar para uma alimentação adequada e saudável:

  1. Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da sua alimentação.
  2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.
  3. Limitar o consumo de alimentos processados e evitar alimentos ultraprocessados.
  4. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia.
  5. Fazer compras em locais que ofereçam variedades de alimentos in natura ou minimamente processados.
  6. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias.
  7. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece.
  8. Quando for comer fora de casa ou pedir comida, dar preferência a locais que servem refeições feitas na hora.
  9. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas e comerciais.