Quem é que não quer iniciar um novo ano com mais saúde?

Aproveitando a mudança de ano que se aproxima, coloque em prática o seu objetivo de ter uma vida mais saudável. No blog desta semana, eu te ajudo a descobrir as razões e as receitas para investir na sua saúde sem grandes esforços no ano de 2021.

Confira!

 

Por que precisamos tratar a obesidade?

Há um aumento na prevalência de obesidade em diversas populações do mundo, incluindo o Brasil. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sugerem que já existem cerca de 1,6 bilhão de adultos com sobrepeso no mundo. No Brasil, 47% da população tem sobrepeso e 13% das mulheres e 9% dos homens podem ser considerados obesos.

E, além das complicações da obesidade em si, a doença pode contribuir para o surgimentos de outras enfermidades, como o diabetes, hipertensão arterial, apneia de sono e mais.

Frente a esse aumento da obesidade e das complicações associadas a ela, está cada vez mais necessário detectar precocemente pessoas com excesso de peso e incentivar ações de mudança no estilo de vida.


Por que esperar 2021 para ser saudável?

O final de ano sempre traz aquele sentimento de gratidão pelo que passou e de ansiedade pelo que ainda está por vir. As listas de resoluções para o novo ano começam a tomar forma, e criar hábitos mais saudáveis está sempre presente.

Mas será que você não pode tentar realizar alguns objetivos ainda neste ano?

Aqui estão 3 motivos para você começar a cuidar da sua saúde ainda em 2020:

1. Você é o que você come!

Uma alimentação saudável é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, auxilia na prevenção de doenças causadas por falta de nutrientes e combate a obesidade.

2. Coma frutas, legumes e verduras.

O consumo desses alimentos auxilia na imunidade do organismo contra as infecções e contribuem para combater a obesidade, hipertensão e diabetes.

3. Faça exercício físico!

Pessoas sedentárias têm 20% a 30% mais risco de morte por doenças crônicas - doença do coração e diabetes - do que as pessoas que realizam 30 minutos de atividade física moderada, cinco vezes por semana.

 

5 resoluções saudáveis para 2021

Todo o final de ano fazemos promessas para nós mesmos, sempre visando melhorias na nossa vida no ano por vir. Pois neste clima de fim de ano, eu trouxe 5 sugestões de resoluções saudáveis para 2021, além das que eu mencionei no tópico acima. Confira:

1. Fazer um check-up

A prevenção e o diagnóstico precoce das doenças são indispensáveis para garantir seu rendimento futuro. Por isso, eu recomendo que você se consulte com especialistas regularmente.

2. Cuidar do estresse

A falta de tempo e a rotina atribulada costumam ser geradoras de estresse. Por isso, planeje bem as suas tarefas diárias, estabelecendo prioridades. Reserve, todos os dias, 15 minutos para relaxar: caminhar, ouvir música etc.

3. Dormir mais

O sono insuficiente reduz a resistência ao estresse e às infecções, além de ser responsável pela falta de concentração e tendência a engordar. Se você tem o hábito de dormir menos de 7h por noite, tente se desligar das telas (televisão, celular) mais cedo e investir na sua rotina de sono.

4. Parar de fumar

O tabaco provoca o envelhecimento da pele e é responsável por doenças cardiovasculares, cardíacas e pulmonares, além de estar relacionado ao desenvolvimento de vários tipos de tumores. Deixar de fumar pode ser mais fácil do que pensa. Não hesite em procurar ajuda.

5. Usar protetor solar todos os dias

Segundo a American Cancer Society, a exposição solar excessiva é responsável por 80% das doenças de pele, desde o fotoenvelhecimento ao câncer de pele. A melhor prevenção é utilizar protetor solar todos os dias, mesmo nos dias nublados. Aplique-o cerca de 30 minutos antes de sair de casa.