A Obesidade é uma doença que agrava diversas condições de saúde. Pacientes diagnosticados com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 40 ou acima de 35, relacionado com outras duas comorbidades, devem realizar a Cirurgia Bariátrica para diminuir o excesso de gordura do organismo.

>>> Leia também: Cirurgia bariátrica: cuidados pré e pós-operatório

Existe uma série de distúrbios que são potencializadas por essa condição. Dependendo do grau de incidência, o paciente pode desenvolver depressão, infertilidade, enxaqueca e ainda ter complicações cardíacas.

A seguir, entenda quais são as doenças mais comuns que aparecem junto com a obesidade.

Diabetes

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018, mais de 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes.

O diabetes tipo 2, mais comum em obesos, está relacionado ao estresse, hábitos alimentares não saudáveis e vida sedentária. A doença é causada pela má absorção ou produção insuficiente de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue.

A insulina age quebrando as moléculas de açúcar e transformando-as em energia para o organismo. Quando a insulina não consegue cumprir esse papel, as taxas de glicemia podem levar à obstrução das artérias, problemas nos olhos, rins e nervos.

Após a cirurgia bariátrica, a expectativa de melhora do quadro é de 86%.

Hipertensão arterial

A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea nas artérias. Ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima estão igualados ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Esse fenômeno obriga o coração a bombear mais sangue do que o normal, sobrecarregando suas funções.

A pressão alta desencadeia diversos fatores de risco para a ocorrência de um acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial, insuficiência renal e cardíaca. Para controlá-la, é indispensável que o paciente evite o consumo de alimentos gordurosos, industrializados e ricos em sódio (sal). Além disso, o exercício físico deve ser utilizado como atividade complementar para manter os níveis em bom estado.

Problemas articulares

Dores nas articulações são uma das principais queixas dos pacientes obesos. O excesso de peso sobrecarrega os joelhos, tornozelos e a coluna vertebral, que podem sofrer desgastes como artrose e formação de hérnias de disco.

Através do tratamento, o paciente se sente mais disposto para realizar as atividades do dia a dia e praticar hábitos saudáveis. Estima-se que a operação elimine mais de 40% das dores nas articulações.

Quer saber mais sobre cirurgia bariátrica? Entre em contato comigo através do e-mail contato@drdallegrave.com.br