O balão intragástrico é um dos tratamentos da obesidade com menor risco para a vida do paciente. O procedimento é feito por meio de uma endoscopia, ou seja, não há cortes. 

Mas o que é o balão intragástrico?

O balão é uma bola de silicone maleável, preenchida por soro fisiológico e um corante chamado azul de metileno. O corante azul funciona como uma espécie de sinalização para o paciente: se o balão romper, ele saberá imediatamente.

No blog desta semana, eu reuni todas as informações que você precisa saber sobre o tratamento do Balão Intragástrico, desde sua colocação até seus benefícios. Confira!

 

Para quem é indicado

O balão intragástrico é indicado para as pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 27. Nós calculamos o IMC do paciente de acordo com aquela fórmula que já apresentei por aqui: peso/altura². 

Baseado nessa avaliação inicial, nós procedemos para o próximo passo do tratamento. O paciente, então, passa por uma avaliação com uma equipe multidisciplinar: nutróloga, psicóloga e nutricionista. Se esses profissionais avaliarem que o paciente tem um perfil adequado para o tratamento do balão, nós procedemos para a colocação do balão.

 

Como é realizada a colocação do balão?

O procedimento realizado por endoscopia, ou seja, ele é minimamente invasivo. Por meio da técnica da endoscopia convencional, o médico coloca o balão dentro do estômago estômago do paciente.

A prótese ficará em torno de 6 meses até um ano no estômago do indivíduo, dependendo do tipo de balão utilizado. Após esse período, é feita uma nova endoscopia para retirar o balão.

 

Benefícios

O tratamento do balão intragástrico é temporário e reversível. Ele não modifica a anatomia do paciente como acontece com outros tratamento da obesidade. O nosso o objetivo com a colocação do balão é observar uma perda de 10% a 20% do peso do paciente ao longo do período do tratamento, que pode variar, como posto anteriormente, de 6 meses a 1 ano de duração.

O processo de emagrecimento está intimamente ligado ao envolvimento da pessoa com o tratamento e do acompanhamento adequado com a equipe multidisciplinar. 

Se você se interessou pelo tratamento ou ficou com alguma dúvida, entre em contato comigo: contato@drdallegrave.com.br