Curiosidades é a palavra que define as pessoas que querem passar por cirurgia bariátrica.

Recebo inúmeras dúvidas muito pertinentes no meu consultório todos os dias, então sei que os pacientes estão sempre ávidos por informações sobre o procedimento.

Pensando nisso, eu selecionei 3 curiosidades sobre a cirurgia bariátrica para tratar no meu blog desta semana.

Confira!


1. Pacientes em recuperação da cirurgia precisam tomar, em média, 2 litros de água por dia de forma fracionada.

Quantos litros de água você bebe por dia?

Quando falamos de alimentação saudável, precisamos lembrar que água é um dos nutrientes mais importantes para o funcionamento do nosso organismo. O corpo adulto é composto por mais de 60% de água, então ele precisa estar hidratado para funcionar adequadamente.

A recomendação geral é consumir 2 litros de água por dia, mas esse número pode variar de pessoa para pessoa, dependendo dos hábitos de atividade física, do clima, do peso corporal e da alimentação.

O pós-operatório de uma cirurgia bariátrica não é diferente. Os pacientes devem seguir com a ingestão de água regularmente. Mas é preciso ter cuidado: como o tamanho do estômago foi reduzido, é recomendado tomar água de forma mais fracionada ao longo do dia. Assim, você não sobrecarrega seu sistema.


2. A cicatriz varia de acordo com o tipo de procedimento.

Uma das curiosidades mais comuns entre os pacientes é sobre a aparência da cicatriz depois da cirurgia bariátrica. A verdade é que o resultado estético depende muito das particularidades e reações de cada pessoa.

Quando a cirurgia de redução do estômago é realizada de forma tradicional, a cicatriz aparece como uma linha reta no meio do abdômen, acima do umbigo. Já nas técnicas laparoscópicas, bem menos invasivas, são feitos cinco pequenos orifícios na região: 2 deles de 12 mm, 1 de 10 mm e 2 de 5 mm de extensão.

Para evitar que a cicatriz fique manchada e possa ocasionar queloides, o paciente deve cobrir a região operada e impedir qualquer tipo de exposição solar por pelo menos 6 meses após o procedimento.


3. É comum pacientes perceberem queda de cabelo no pós-bariátrica.

A queda de cabelo após a cirurgia bariátrica é normal. Ocorre em aproximadamente 60% dos pacientes.

Sabemos que ela pode ocorrer mais facilmente entre pacientes jovens e do sexo feminino. Mas a causa específica ainda não sabemos. Há indícios de que ela pode estar relacionada com certas deficiências de vitaminas e minerais.

Por isso, em alguns casos, ela pode ser revertida com a prescrição de alguns tipos de vitaminas específicas.

Se você está se recuperando de uma cirurgia bariátrica e vem percebendo queda de cabelo, recomendo que você consulte um dermatologista para tratar do seu caso