Hoje, no dia 14 de novembro, celebramos o Dia Mundial do Combate ao Diabetes.

O diabetes tipo 2 é uma doença silenciosa que acomete cerca de 9 milhões de brasileiros atualmente, de acordo com o Ministério da Saúde. Desses, 7% são mulheres e 5,4%, homens. A doença é uma verdadeira epidemia em nosso país: teve quase 70% de aumento nos últimos 12 anos.

Acredito que hoje seja uma data para nos unirmos como sociedade e nos conscientizarmos sobre esta doença e suas implicações na vida das pessoas.

Embora o diabetes tenha tratamento, como a Cirurgia Metabólica, minha opinião é que precisamos enfrentar o cenário atual com um olhar mais preventivo. Ou seja, investir na nossa qualidade de vida e na de nossos entes queridos desde já!

Neste artigo, separei um pequeno guia sobre o diabetes. Confira!

 

O que é diabetes

Você sabe o que é diabetes?

O diabetes é uma doença crônica que acontece devido à deficiência na produção de insulina ou à resistência à ação da insulina nos diversos tecidos, principalmente no fígado, no músculo e no tecido gorduroso.

Existem dois tipos de diabetes: o tipo 1 (DM1) e o tipo 2 (DM2). O DM2 é o mais frequente, atinge 90% dos casos da doença, enquanto o DM1 compreende em torno de 10%. Estima-se que existam mais de 460 milhões de pessoas com diabetes no mundo inteiro atualmente. E a expectativa é que, em 2045, esse número passe para 700 milhões.

A obesidade é um dos principais fatores de risco do Diabetes Tipo 2, além do histórico familiar, sedentarismo e hipertensão arterial.

A Cirurgia Metabólica tem apresentado excelentes resultados nos pacientes que têm dificuldades para controlar o Diabetes, melhorando a qualidade de vida e evitando danos à saúde.

 

Cirurgia do Diabetes

Você já ouviu falar da Cirurgia do Diabetes?

Também conhecido como Cirurgia Metabólica, o procedimento abre novas perspectivas para o tratamento de doenças associadas à obesidade.

Segundo o Conselho Federal de Medicina, a Cirurgia do Diabetes é recomendada para pessoas com IMC acima de 30 e que não consigam controlar a doença com o uso de medicamentos.

É um tratamento eficaz e seguro que traz benefícios a longo prazo, como qualidade de vida e a redução das chances de complicações renais.

O primeiro passo para descobrir se este é o tratamento ideal para você é a consulta médica com um cirurgião bariátrico.

Ficou com dúvidas? Venha conversar comigo: contato@drdallegrave.com.br